curiosidades featured

Físico ou digital? That's the question!

14:00Ayllana Ferreira

Resultado de imagem
Em grande parte dos grupos literários, a pergunta que dá título ao post de hoje está entre uma das mais populares. Constantemente, os leitores ficam em dúvida sobre qual modelo comprar, ou qual optar para “planos do futuro”. Assim, decidimos apresentar 7 fatores para cada opção, que podem e farão a diferença na escolha final. Na verdade, estamos tentando fazer um texto imparcial e neutro – possivelmente não conseguiremos, mas é o nosso objetivo. Lembrando que não temos a intenção de favorecer nenhuma das duas opções, já que nosso amor por livros é incondicional! E que a sorte esteja ao seu favor quando na grande escolha final! (Ou você pode escolher as duas e ser feliz em dobro! haha)


LIVROS FÍSICOS


  1. Cheiro: Às vezes, o cheiro das páginas é melhor que o próprio livro. Nada melhor que sentir aquele aroma de novas aquisições, histórias e aventuras que nos aguardam.
  2. Contato Físico: Ahh, quantas vezes já namorei uma capa de um livro, e passei semanas desejando conseguir algum dinheirinho para levar aquela belezura para casa. Um livro físico, como o próprio nome diz, permite contado físico – o prêmio da obviedade vai para mim. Você pode abusar do tato para conhecer seu novo amigo. Sentir os detalhes da capa, e até mesmo a suavidade das páginas.
  3. Estética: Para pessoas que amam coleções, os físicos são ideais. Com capas diferentes e únicas, as edições são capazes de tirar suspiros dos colecionadores de livros. Eu que o diga, amo colecionar livros e ver cada capa mais bonita e bem elaborada que a outra.
  4. Segurança: É muito raro ver um caso de um ladrão que roubou livros em um ônibus, ou que assaltou uma biblioteca. O máximo de perigo que um físico pode despertar é a curiosidade de outros leitores para descobrir qual leitura está sendo feita.
  5. Praticidade: Livros são pesados? Sim! Contudo, geralmente as pessoas leem no máximo três livros por vez, ou seja, é um peso possível de se levar em uma bolsa para qualquer lugar.
  6. Convenção social: Não sabe o que dar de presente para o seu amigo ou parceiro? Arrisque-se dando um livro físico. Eu particularmente amo ganhar um.
  7. Movimentam o mercado de livro: O dinheiro adquirido na venda de um livro físico vai para todas as partes envolvidas no seu processo de criação – mesmo que não de maneira equilibrada, ninguém saiu sem dinheiro. É até mesmo uma forma de incentivo para novos escritores.


LIVROS DIGITAIS

  1. Leveza: Quem nunca sonhou em carregar todos os seus livros favoritos dentro da bolsa, mas não pôde por causa do peso? Livros digitais são famosos por sua praticidade, e facilidade de transportá-los. Você pode carregar centenas, e vai sentir um peso menor que o de um único livro.
  2. Preço: Nós amantes dos livros estamos sofrendo com a falta de dinheiro. Cada vez mais surgem títulos que despertam nosso interesse, mas nosso extrato bancário deixa a desejar. E aí entram os livros digitais, que custam metade do preço, ou menos, garantindo a leitura nossa de cada dia.
  3. Leitura imediata: Esperar um livro chegar após a compra pode ser um sofrimento e tanto. Já com os livros digitais esse sofrimento não existe. Na maioria das vezes você pode fazer a compra pelo próprio leitor, e começar a leitura imediatamente. O mesmo acontece se a compra for feita pelo site, exigindo apenas que você faça o download do arquivo em seu leitor.
  4. Anotações: Sabe aquela citação que você quer guardar para a vida, mas não tem um pedaço de papel do lado para anotar, e não quer rasurar seu livro? Os leitores de livros digitais permitem fazer anotações no próprio arquivo, e alguns permitindo que você compartilhe elas com os amigos. Chega de cogitar a ideia de riscar o livro!
  5. Continuar de onde parou: Algumas pessoas (como eu) sofrem com a perda de memória recente, e não conseguem de forma nenhuma lembrar a página exata em que parou. Claro, pra isso servem os marcadores de página, mas nem sempre temos um em mão. Um dos maiores destaques do livro digital é que os leitores salvam o seu andamento na leitura, e você nunca perde onde parou.
  6. Leitura noturna: Sabe aquele momento que você não se aguenta de ansiedade para saber o final do livro, porém não consegue ler devido ao escuro? Boa parte dos leitores digitais mais modernos oferecem o dispositivo de brilho na tela, garantindo que você não vá dormir sem saber o que aconteceu com o seu personagem preferido.
  7. Livros gratuitos: Livros digitais são mais baratos, e isso já não é novidade mais. Mas que tal livros gratuitos para você se aventurar? Alguns sites e lojas oferecem e-books totalmente gratuitos, incluindo alguns clássicos. Isso que é incentivar a leitura, né não?


Veja também:

0 comentários