curiosidades featured

#Lugares Misteriosos - Chernobyl

19:08Ayllana Ferreira

Hey queridos leitores,
Antes de começar o capítulo de hoje da nossa tag, eu gostaria de me justificar e de me desculpar com vocês. Para aqueles que nos acompanham regularmente, provavelmente já devem ter percebido que no sábado, geralmente buscamos preencher a nossa “agenda” com programações diferenciadas: desde contos à capítulos de tag que desenvolvemos com muito carinho. No sábado passado, dia 02 de setembro, eu deveria ter postado a continuação da saga #Lugares Misteriosos.
Sendo bem sincera com vocês, eu preparei o post com muito amor. Já estava programado o aviso lá na página do face, notificando sobre a existência deste para aqueles que não são seguidores do blog, até que eu tive uma conversa com o Henrique (o outro CDC do Universo Gemini), e decidimos adiar a publicação. Entramos em um consenso de que o lugar escolhido para ser abordado não seria conveniente para o momento atual. Eu iria falar da Floresta dos Suicídios, uma região no Japão com alto índice de suicídio (como o próprio nome já ilustra) no mês de Setembro, justamente o mês famoso por sua campanha contra o suicídio (Setembro Amarelo). Portanto, seria meio sem noção de nossa parte, mesmo se tratando apenas uma curiosidade.
Infelizmente, quando percebemos o nosso erro, já era tarde demais, e não deu tempo de criar outro capítulo para saga há tempo. Assim, para unir a minha vontade de contar sobre outro lugar misterioso que sempre me despertou interesse, e não ficarmos sem um postzinho especial na semana, decidi preparar um novo capítulo, sobre um novo local, mas que seria postado em outro dia. No capítulo de hoje, venham com uma passagem gratuita para os mistérios de Chernobyl.


Chernobyl – HISTÓRIA


De todos os lugares que escrevemos ao longo dessa série, Chernobyl é o único no qual todos os seus mistérios surgiram em virtude de desdobramentos causados por humanos. Temos a Área 51 também, só que lá é uma base militar, ou seja, a situação está “no controle”, sendo de certa forma previsível e planejada. Já Chernobyl não. O que aconteceu foi um desastre ambiental de proporções globais, que afetou toda uma região, desde o ar a flora, impossibilitando que qualquer “vida” sobrevivesse sem sofrer os danos da radiação. Na teoria, foi fruto de um acidente, portanto, não intencional (pelo menos é o consenso da maioria).

Para aqueles que não sabem, Chernobyl é uma cidade localizada na região norte da Ucrânia, em solo Europeu. Todavia, o acidente não ocorreu mesmo lá, e sim em uma cidade construída aos seus arredores para abrigar os trabalhadores da usina. A construção da central nuclear ocorreu em 1970, na nova localidade denominada como Pripyat.
 Foi só em 1986 que “a merda aconteceu”. Ao testar os efeitos do reator 4 para diminuir os gastos com energia, os responsáveis pela unidade quebraram uma série de regulamentos necessários e indispensáveis para a segurança, dentre eles, o bom funcionamento do sistema hidráulico do sistema. E por causa disso, o aparelho testado entrou em um processo de superaquecimento, incapaz de ser revertido. Em pouco tempo, estava expelindo bolas de fogo com Urânio-235, um composto altamente radioativo, espalhando o composto para todos os ares.
O material radioativo liberado contaminou quilômetros atmosféricos da região. Mais de 45.000 pessoas foram retiradas do local às pressas. 70 toneladas de urânio e 900 de grafite foram liberados, tornando-se uma das maiores catástrofes ambientais de toda a história. Mesmo hoje, mais de 30 anos após o ocorrido, a cidade ainda continua inabitável, e várias regiões próximas a esta ainda possuem um alto nível de radiação, causando danos à saúde de seus moradores. Estima-se que mais de 4 mil pessoas morreram em virtude do acidente, e, além disso, daqueles que ajudaram em equipes de resgate e limpeza após o ocorrido, menos de 5% permanecem saudáveis.
Para aqueles que queiram saber mais sobre os desdobramentos do evento (a explosão do reator não foi o único problema, na verdade, foi apenas o principio), o site Assombrado fez um post detalhado, explicando o ocorrido. Inclusive, algumas das informações que utilizei no capítulo de hoje foram tiradas de lá.


Chernobyl – LENDAS

Resultado de imagem

Como dito anteriormente, após o acidente, Chernobyl se tornou uma cidade fantasma. Os níveis de radiação ainda impedem que a cidade seja habitada, e vários locais próximos à localidade também foram prejudicados pelo ocorrido. Em ambos os casos, os animais e o mato os invadiram, e várias lendas surgiram.
Em virtude dos altos índices de radiação, alguns antigos moradores e futuras vítimas do ocorrido sofreram mutações genéticas. Cabeças desproporcionais, rostos “deformados” e membros mau desenvolvidos se tornaram praxe, e assim como em todos os casos de mudanças drásticas, o diferente foi estigmatizado e vítima de preconceito.
Acredita-se que nos becos e edifícios abandonados da região, existem bandos de pessoas “mutantes” (termologia usada pela própria imprensa), com gerações transformadas fisicamente pela radiação. Para as mentes mais criativas, essas mesmas pessoas possuem habilidades especiais, e são um risco para a humanidade.
Para mais, assim como todas as regiões que as visitas só podem ser autorizadas pelo Governo (Sim, Chernobyl está nos guias turísticos, vai entender…), existem teorias sobre pesquisas secretas, aliens e segredos de Estado.


CURIOSIDADES

– Alguns dos lugares “fantasmas” próximos a região já foram registrados em vários jogos famosos, como o Parque de Diversões em Pripyap, que foi utilizado em um dos cenários do jogo Call of Duty;
– Acredita-se que a região de Chernobyl continuará inabitável nos próximos 800 anos (mínimo);
– Várias foram as vítimas da radiação. Em um estudo realizado com 120 vacas prenhas, 50 delas tinham fetos malformados;
– Uma das táticas para conter a radiação foi o uso de chumbo. Mesmo hoje, mais de 30 anos após o ocorrido, países próximos ainda sofrem por doenças respiratórias causadas pelo minério;
– Na Bielorrússia, um país próximo à Ucrânia, o índice de crianças com leucemia após o acidente aumentou 70%;
– Como já dito, você pode visitar Chernobyl????;
– Era previsto que o acidente poderia causar uma explosão que destruiria parte da Europa. Mas, mesmo assim, o ocorrido foi um segredo de estado. Os outros países só descobriram a explosão alguns dias após, e quem fez a revelação foi a Suíça (eles haviam percebido um alto índice de radiação);
– A Usina continuou funcionando até o início dos anos 2000 ?????;

Fontes: Brasil Escola, Armageddon, Max Milhas, Assombrado e BBC;

Veja também:

0 comentários