entretenimento featured

Um resumo de por quê Hamilton: An American Musical é fantástico

16:44Cecília Rodrigues

Olá pessoas e unicórnios desse Brasil! Aqui estou eu, novamente! Dessa vez, irei falar sobre um musical que simplesmente estourou nos Estados Unidos, e que agora acabou de sair de sua exibição na Inglaterra: Hamilton: An American Musical

Hamilton, é, em sua definição mais crua possível, um musical da Broadway(com uma pegada bem hip-hop) que conta a história de um dos Pais Fundadores que tiveram papel importantíssimo na Independência dos EUA: Alexander Hamilton.

Durante as músicas da peça, vemos seu passado, suas amizades, seu casamento, seus outros casos românticos, suas vitórias e derrotas políticas e na guerra e também sua morte.
(PS: A morte dele por acaso é considerada um spoiler? Já que isso aconteceu a vários anos atrás...)

Até onde me lembro, o musical original foi praticamente todo escrito e produzido pelo homem que também atua o personagem principal: Lin Manuel-Miranda. E, além de fazer um ótimo trabalho de ator, todas as músicas tem arranjos e letras geniais que algumas vezes tem um duplo sentido que vão te fazer ficar chocados. Agora vamos analisar mais profundamente alguns aspectos do musical:


 Personagens: Eu imagino que deve ter sido difícil escrever os personagens, já que eles existiram na vida real. Porém, Lin fez um ótimo trabalho colocando emoção e humanidade em todas as pessoas. Temos mulheres revolucionárias e fortes, como as Irmãs Schuyler (Angelica, Eliza e Peggy) porém também temos personagens que tem "dois lados da história" como Hamilton, Maria Reynolds e principalmente Aaron Burr( que passamos o musical inteiro acreditando que ele é o grande vilão da história ao mesmo tempo que nos simpatizamos com ele). Todos eles, é mais alguns que não citei, conseguem despertar emoções diferentes na gente de uma forma fantástica.

 Músicas: Eu sinceramente achei a composição das músicas tão incrível que acabei me assustando. Temos canções em ritimos de hip-hop, em ritimo de um pop britânico, e além de tudo as letras são extremamente inteligentes.
Por exemplo, na música #3 "My Shot", temos um jogo de palavras com o título da música, já que "Shot" em inglês pode significar: chance, uma bebida que se toma num gole só ou tiro. E todos acabam tendo relação com o personagem de Hamilton. Também temos rimas incríveis:
("In the living room stressing, my father stone-face while you're asking for his blessing'- #10 Helpless)
(Tradução: Na sala de estar me estressando, meu pai de cara fechada enquanto você pede para ele sua benção.)
 E palavras que se parecem muito extremamente próximas umas das outras:
 (I've learned to manage, i don't have a gun to brandish, i walk these streets famished- #3 My Shot)
(Tradução: Eu aprendi a aguentar, eu não tenho uma arma pra brandir, eu ando por essas ruas faminto)

Elenco: Obviamente, tudo isso só poderia ficar bom de verdade com um elenco maravilhoso que criou Hamilton. Entre alguns do elenco principal temos:
-Lin Manuel-Miranda, atuando Alexander Hamilton
-‎Leslie Odom Jr., atuando Aaron Burr
-‎Daveed Diggs, atuando Lafayette/Thomas Jefferson
-‎Anthony Ramos, atuando John Laurens/Phillip Hamilton
-‎Okieriete Onaodowan, atuando Hercules Mulligan/James Madison
-‎Phillipa Soo,atuando Eliza Schuyler
-‎Renéé Elise, atuando Angelica Schuyler
 -‎Jonathan Groff, atuando Rei George |||
-‎Jasmine Cephas Jones, atuando Peggy Schuyler/Maria Reynolds
- Christopher Jackson, atuando George Washington
Todos do elenco tem vozes e frases marcantes, além de todos acabarem guardando um lugar no nosso coração.

Conclusão: Hamilton: An American Musical não é só sobre fazer história mais interessante com hip-hop, mas também sobre fazer hip-hop mais interessante com história. Com músicas que contam partes da história ( como "Yorktown") e as melhores apresentações de personagens ( como em "Aaron Burr, Sir" e "The Schuyler Sisters"), Hamilton me fez ultrapassar preconceitos( até mesmo porque o elenco da peça é quase todo não-branco) e aprender mais sobre a história dos Estados Unidos e alguns de seus presidentes e Pais Fundadores.

Veja também:

1 comentários