entretenimento featured

Para Todos Os Garotos Que Já Amei| Resenha

13:10Cecília Rodrigues









 Admito que li Para Todos Os Garotos que já amei a bastante tempo. Recebi de aniversário um dia e comecei a ler. Eu desisti da leitura por um tempo por ser muito lenta, mas depois voltei e comecei de novo, determinada a terminar. E que bom que eu voltei!
Assim que anunciaram que a Netflix ia lançar um filme sobre o livro e eu vi o trailer, berrei internamente e contei os dias pra que eu pudesse finalmente ver o filme.
Então, essa é uma resenha misturada: Filme e Livro.
Toda a história se baseia em Lara Jean, uma garota do ensino médio que é apaixonada em histórias de amor e vive com seu pai e suas duas irmãs- Kitty e Margot-, já que sua mãe morreu.
A história começa a acelerar quando Lara assume ter um "crush" em Josh, o namorado de sua irmã mais velha Margot. Porém, quando Margot vai para a faculdade da Escócia e Lara Jean é obrigada a assumir o papel de irmã mais velha, Margot termina com Josh(que além de tudo, é vizinho delas) e Lara começa a ficar um pouco...confusa em relação a isso.
Outro elemento importante da história são as cartas de amor que Lara Jean escreve. São cartas de despedida que ela escreve para todos os garotos pelos quais ela se apaixona intensamente(cinco, no total). Mas, ao invés de envia-las, ela guarda numa caixa em seu quarto (Extremamente seguro, Lara, parabéns pra você).
E como já é esperado, as cartas são "MISTERIOSAMENTE" enviadas para os crushes de Lara Jean.
Se você tiver um pouco de empatia e olhar pro lado da garota, vai perceber que a reação dela é BEM compreensível. Sério, quem não piraria se soubesse que todos os garotos que você gostou na sua vida agora sabem que você gostava/gosta deles. Especialmente se um deles é o namorado da sua irmã!
Eu não tenho certeza se isso é um spoiler ou não, mas lá vai: Um dos caras pra quem as cartas são enviadas, Peter Kavinsky, é namorado da garota mais popular da escola(Gen), que por sua vez é prima de Chris, que coincidentemente é a melhor amiga da Lara Jean.
Enfim, Peter recebe as cartas e quando vai confrontá-la sobre isso, Lara vê Josh se aproximando e BEIJA o Peter. E assim os dois resolvem fingir um namoro.
Ok, agora que temos toda a história estendida, vamos para os comentários.
Em relação ao filme, Netflix acertou em cheio dessa vez. É uma comédia romântica! Eu quero ficar feliz, com o coração aquecido e iludido do início até o final! E não ficar com ódio dos personagens e questionar cada pedacinho de fala(Ouviu essa, Barraca do Beijo?).
Todos os atores são UNS AMORES!!! Sério, eu literalmente segui todos eles nas redes sociais assim que terminei de ver o filme porque além de lindos, eles também são uns fofuchos em tudo que é entrevista e rede social!
O filme é bem leve, apesar de quase me fazer chorar. Não vai ser aquele filme que vai te fazer desidratar, rolar no chão e querer que a morte te busque. Vão ser lágrimas mais "ok" de lidar-E olha que estou dizendo isso como uma pessoa que chora muito em qualquer tipo de filme-. A trilha sonora é incrível, faz você super entrar no clima leve que o filme tem e você vai ficar sorrindo que nem idiota o filme inteiro(Foi só eu que fiz isso? Ok então.)
O livro é praticamente a mesma coisa do filme( O primeiro, mas já entraremos nisso). O que é ÓTIMO, considerando que é uma adaptação. Apesar de tirarem duas das minhas cenas favoritas( O acidente de carro e a Festa de Halloween) eu ainda aproveitei muito tudo do filme e tenho certeza que quem não leu os livros vai se apaixonar do mesmo jeito.
Agora vamos á questão: E o final?
Sem dar muitos spoilers, já vou avisando que o final do livro e do filme é diferente. E antes que comecem a berrar "ENTÃO NÃO É UMA BOA ADAPTAÇÃO", pega sua bebida quente e vamos conversar:
A trilogia Para todos os garotos que já amei (sim, são três livros), em minha opinião,  não vai ser TODA adaptada pela Netflix(ou não deveria, porque o medo deles estragarem no segundo filme é maior que a vontade de ver a saga inteira adaptada). Por isso, eles provavelmente pegaram toda a premissa e as cenas do primeiro filme(já que é literalmente a base de toda a história) e mudaram o final para ser uma comédia romântica fechada, diferentemente do livro que é um final aberto porque nós temos mais dois livros para ler!
Outra coisa MUITO importante da adaptação é toda a diversidade que temos. Ok, eu sou uma pessoa branca e por isso eu não teria direito de falar de diversidade, mas vamos lá. Nos livros, Lara Jean e suas duas irmãs são "mistas", já que sua mãe era coreana e seu pai não. Mas seu pai ainda tenta manter a cultura coreana das meninas viva, fazendo as comidas típicas e esse tipo de coisa. Jenny Han, a autora que também é coreana, conta que teve que literalmente fazer birra e bater o pé porque NENHUMA produtora queria contratar uma atriz asiática para fazer o papel da Lara Jean. Apesar da cultura coreana ser um fator tão importante na história da personagem, eles ainda assim queriam chamar atrizes BRANCAS pro papel. E só o fato que Jenny Han bateu o pé e falou "quero do meu jeito" só pra chamarem uma atriz não-branca pro papel principal, já é algo de aplaudir de pé. E também, Lana( atriz de Lara Jean) diz que quase chora toda vez que lê alguma fã falando que se sentiu pela primeira vez representada na tela quando viu o filme estrelado por uma atriz coreana. Diversidade nos filmes muda a vida das pessoas às vezes, gente.
Enfim, aqui está o veredito final. Lendo ou não o livro, a experiência do filme é fantástica e vai te fazer ficar apaixonada em todos os personagens.
(PS: Se você acabar o filme querendo receber notas no armário sem ter armário que nem eu, não me culpe)

Veja também:

0 comentários