curiosidades featured

Compreendendo Romances de Época | A HIERARQUIA DA NOBREZA

18:51Ayllana Ferreira

Imagem relacionada

Sempre quando leio um romance de época, fico me perguntando o que significa os títulos que os personagens estampam. Duque, visconde, marquês, barão e conde, quem é quem na fila do pão? Posto isso, preparamos um post especial para você se orientar enquanto lê o seu maravilhoso romance. Vistam suas anáguas e chamem suas damas de companhia, espero vocês no chá da tarde para discutirmos sobre os nobres da sociedade europeia.

No início do século V, com a fragmentação da Europa em pequenos reinos, as terras foram divididas e cedidas aos fidalgos. O fidalgo era ninguém mais ninguém menos do que os próprios nobres, em outras palavras, os futuros senhores feudais. As terras eram dividas conforme o título, obviamente, quanto maior o cargo – mais próximo do rei -, maior seria a quantidade de territórios obtidos e, consequentemente, maior a posição de poder.

...


& - DUQUE

A tradição do título de duque nasceu no Império Romano, quando os grandes generais eram chamados de dux - aquele que conduz em latim. Na Idade Média, seguindo a tradição, países como Portugal e Espanha adotaram o termo, utilizando-o para nomear grandes generais de seus exércitos. Na posição da nobreza, o duque é o nobre mais importante e poderoso depois do rei, obtendo as maiores terras.


& - VISCONDE

O termo visconde surgiu somente no século X, muito tempo após os primeiros títulos começaram a ser utilizados e distribuídos. Na hierarquia da nobreza, o visconde seria o substituto do conde – tanto que em latim, a palavra utilizada é vicecomes, que traduzida significa vice-conde. Com relação a propriedades, dessa lista, o visconde é o que tem menos poder, podendo apenas gerenciar pequenas territórios do tamanho de vilas.


& - MARQUÊS

O Marquês de Pombal é uma figura importante no Brasil como um de nossos primeiros-ministros na época da colônia. Mas o que exatamente um marquês faz?! Abaixo do Duque, ele seria responsável por governar os marquesados, que são na verdade áreas territoriais do tamanho de nossos estados atuais. Além disso, seriam responsáveis por fiscalizar fronteiras – os territórios cedidos geralmente ficavam nesses regiões -, lutando para evitar invasões. O termo marquês vem do latim, marchensis, caracterizando aquele que “fiscaliza as marcas”.


& - BARÃO
 

Diferentemente dos títulos anteriores, a posição de Barão surgiu com a decadência do feudalismo, sendo concedido a súditos leais da coroa, geralmente, homens ricos. A palavra barão é originada do grego, significando “homem livre”. Com relação a propriedades, de todos dessa lista, as do barão seriam as menores, sendo do tamanho de sítios e fazendas. Ou seja, eram os que tinham menos poder.


& - CONDE

Já falamos dos viscondes, agora é a hora de falar do conde. Muito importantes no dia-a-dia do reino, o nobre tinha várias funções desde o recolhimento de impostos ao combate militar. Eles eram os assessores do rei, sendo o único dos nobres que possuía substituto em caso de ausência – os viscondes. Os condes governavam os condados, área menos que aquela governada pelos marqueses. A etimologia da palavra vem do latim comes, “aquele que acompanha”.

_________________________________________________________________________________


E aí, após esse post, já compreende um pouco mais do angu que nossos protagonistas estão se metendo em determinados casamentos?! Fonte: Mundo Estranho

Veja também:

2 comentários

  1. Adorei a explicação.
    Amo romances de época, apesar de não ter lido quase nada desse gênero este ano =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço desculpas pela demora para responder...
      Blogger não notificou o comentário '--.

      Fico feliz que tenha gostado <3. Não exagero quando digo que sempre me perguntei qual seria a diferença rs. Em Príncipe Corvo, a crush do Conde queria apelidar um cachorro de Duque. Na mesma parte, ele diz que o animal teria um status social maior que o dele, e que seria humilhante. Foi mais um porquê de eu decidir fazer essa lista rs, afinal, nada mais sad do que ler um livro, mas não entender as piadas existentes.

      Beijinhos <3

      Excluir