entretenimento featured

Resenha | A Fortaleza: Mundo Sombrio - Dayanne Fernandes

09:14Henrique Machado

FICHA TÉCNICA

Título: A Fortaleza: Mundo Sombrio
Autora: Dayanne Fernandes
Páginas: 312
Gênero: Ficção científica | Distopia Pós-apocalíptica
Ano: 2017
Editora: Publicação independente
Sinopse: O sangue é a única saída. 2070. A escuridão caminha lado a lado com o que restou da raça humana. Após uma guerra nuclear, a vida na superfície terrestre se extinguiu. Habitando gigantescos complexos estruturais subterrâneos, conhecidos como as Fortalezas, os sobreviventes tentam resistir à extinção. Entretanto, na Fortaleza nº 7, um império regado a sangue se ergueu. Medo, sombras e sacrifícios fazem parte dos dias de Camille. Ainda jovem, ela herdou de seu pai a posição de liderança do grupo de rebeldes da Fortaleza nº7. Contudo, nem mesmo os diários deixados por ele poderiam tê-la preparado para os segredos que acabaria por escavar. Durante uma missão de resgata, Camille salva a vida de um desconhecido, mudando o destino de si mesma e de toda a raça humana. Em um mergulho profundo no coração da Fortaleza, ela descobrirá cenários de terror e mentiras. Nesse Mundo Sombrio, o fim pode vir tão rápido quanto uma batida de coração. A diferença entre viver ou morrer consiste em um único obstáculo: enfrentar as sombras dentro e fora de si. E, claro, sobreviver. 


_________________________________________________________________________________



“Eu os vi cruzando o céu. Um estrondo ensurdecedor pareceu ecoar por todos os lados do planeta. Eu só tinha visto aquilo acontecer em filmes de ficção científica, mas dessa vez era real. Todos os vizinhos, assim como eu, saíram de suas casas para observar aquela imensa arma revestida de metal rasgar a atmosfera, deixando um rastro de fogo por onde passava.
Três misseis nucleares disparados, passando por cima de nossas cabeças. Não precisava ser nenhum gênio para constatar que aquilo era o começo do fim.”


Não fazem muitos minutos desde que conclui a leitura de A Fortaleza: Mundo Sombrio, e ainda não sou capaz de respirar completamente. Meu coração disparado escancara a excitação, o surto, a felicidade e o êxtase provocados por uma obra tão incrível como essa. É nessas horas que sinto pela linguagem, pois, muito daquilo que estou sentindo no momento, não é possível de se descrever em palavras.

São muitos os livros pelos quais possuo admiração, mas pouquíssimos aqueles capazes de me fazer perder o fôlego. São ainda mais raros aqueles a tornarem possível uma imersão total naquela nova realidade que se apresenta, como se a mesma se materializasse à minha volta, quase me permitindo tocá-la.

Acompanhei, ainda que com certo distanciamento, o trabalho de lançamento do livro ao qual me refiro nesta resenha. Desde o primeiro momento em que bati os olhos na sinopse, minha mente já havia tomado uma decisão: eu precisava conhecer aquela história por completo. O dia em que isto aconteceria infelizmente demorou mais do que eu gostaria, entretanto, a experiência foi capaz de transcender qualquer uma das expectativas que eu possuía – e que já eram altíssimas.


Enquanto falava, Camille observava os rostos com expressões tensas e preocupadas assentindo a cada palavra sua. Ainda não sabia ao certo como havia se tornado uma espécie de comandante entre aquelas pessoas quando não se sentia capaz de controlar os próprios sentimentos.”


Os eventos que levam à história que acompanhamos se iniciam em 2047, quando ameaças de uma guerra nuclear entre as nações se fazem presente, materializando um dos maiores medos encontrados em nossa sociedade atual. Os governos, numa tentativa de prever os possíveis desastres causados por uma eminente guerra, iniciam as construções das chamadas Fortalezas: gigantescas instalações abaixo da superfície da Terra, feitas para proteger a nossa espécie. Mal sabiam eles que as ameaças se concretizariam cerca de dois anos após o início daquele projeto. O mundo que conheciam acaba, restando, apenas, uma sociedade marcada pelas consequências de sua intolerância e ganância- uma sociedade em busca de uma sobrevivência quase primitiva. O que parecia ser uma esperança para a raça humana, logo se transformou em um inferno sombrio e sangrento, onde apenas os mais fortes seriam capazes de prevalecer.

A história presente acompanha, então, os feitos de Camille, uma jovem que chegou à liderança dos rebeldes da Fortaleza nº 7 sem mesmo se dar conta de sua força. Atuando nas sombras, os Fantasmas – como são conhecidos, tentam sobreviver ao governo autoritário que ali reside e à uma segregação imposta logo no começo da vida naquelas instalações. Uma resistência que logo haveria de provar o mais difícil de seus obstáculos, onde segredos e mentiras teriam como resultado uma nova perspectiva sobre tudo o que os cercava. E tudo isso aconteceria após o resgate de um homem misterioso pelas mãos de Camille.

Com uma narrativa instigante, Dayanne Fernandes nos fazer mergulhar numa realidade onde o terror e a escuridão assolam a vida de nós, humanos. Pouco a pouco adentramos nas sombras daquelas instalações e, quando nos damos conta, já chegamos a um ponto de imersão total. Sofremos quando nossos personagens favoritos sofrem, relaxamos quando o perigo passa e, em poucos segundos, o fôlego nos é retirado novamente, com um novo perigo que faz frente à resistência daquele grupo.


“Adam engoliu a seco. A maneira como a capitã encarava tais situações o espantava em muitos sentidos. Naquele momento Adam compreendeu os motivos pelos quais Camille liderava o grupo de rebeldes. Não era mero acaso, muito menos pelo status herdado de seu pai. Ela tinha pulso forte, era firme nas palavras e letal com suas armas. Mas, apesar de tudo, tinha compaixão por seus semelhantes, isso ele sabia por experiência própria.”


Não somente toda a ambientação é muito bem pensada, como os personagens possuem uma caracterização impecável. A começar por Camille, a protagonista. Uma mulher forte, independente, cujos ideais a tornaram líder daquele grupo de resistência. Em seguida temos Sarah, melhor amiga da capitã. A garota que mantém sua personalidade esperançosa desde o começo de tudo e que, além de impressionar com suas habilidades de combate, possui uma personalidade extremamente carismática. E claro, há Eleonor. Uma mulher que sofreu com uma das piores perdas possíveis e, em meio aquele cenário de horror, se mostrou uma excelente combatente e franco-atiradora.

Além das personagens femininas muito bem construídas, a autora foi capaz de trazer a riqueza de detalhes tão necessária para uma obra desse gênero. Em nenhum momento encontramos inconsistências ou furos na narrativa. Tudo é muito bem construído. Desde o background até o plano primário. É simplesmente incrível a qualidade da obra. É notável todo o trabalho de pesquisa realizado para a construção de tal narrativa.

A verdade é que falar de A Fortaleza: Mundo Sombrio é uma grande responsabilidade. Mesmo agora as palavras continuam a me escapar, deixando uma sede quase insaciável pela continuação. Em um cenário de terror, miséria, segregação e mistério, a história de Camille, Sarah, Will, Baltazar, Adam e outros tantos personagens, coloca em cheque as atitudes que possuímos no presente e evidencia possíveis consequências para nossos atos impensados e movidos pela sede do poder.


“Com o medo, nasce o poder. E quando isso vem à tona, o mais forte subjuga o mais fraco. Faz parte do instinto animal, está incrustado em nosso DNA.”


Mais do que uma ficção científica, e muito mais do que uma distopia, a obra de Dayanne Fernandes é um relato de um futuro que pode sim vir a se tornar real. E, dessa forma, resta a pergunta: quanto nos falta até que a cegueira provocada pelo poder nos custe a existência?

E quanto à história de Camille, fiquei aqui, com meu coração leitor aflito e sedento pela continuação. Sem dúvidas, uma das melhores histórias que tive a oportunidade de ler!


Acervo pessoal (@odiariodejuno)


Veja também:

2 comentários

  1. Eu não tô sabendo lidar com essa resenha incrivelmente linda e maravilhosaaaaaa!!!!! Aaaaahhhh!!! Socorro, tô surtando muito aquiii! Obrigadaaaa por todas as palavras de incentivo, de apoio, de carinho! Mano, eu tô chorando aqui como uma criança! Kkkkkkkkkkkkkkkk
    Aaaaaaaaaaaaahhhhh!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaa que bom que tu gostou ❤️ Eu amei esse livro num tanto! A história, os personagens o plot twist, tudo! Mal posso esperar pela continuação ❤️❤️

      Excluir