curiosidades entretenimento

#5coisas: hábitos de leitura

16:26Ayllana Ferreira



Consumidores ávidos ou não, que veem na leitura um espaço de fuga ou encontro de si mesmos, pessoas de diferentes idades, gêneros, classes, cores e localidades que se unem por um mesmo motivo, o amor por palavras. Poderiam ser várias as definições utilizadas para caracterizar o mesmo grupo, nós, leitores. E nesse meio de tanta variedade, somos na íntegra sujeitos compostos por traços, costumes e hábitos.


Ahhh, e esses tais hábitos?! Outro ponto que nos unem. Posto o cenário, preparamos um texto reflexivo sobre cinco hábitos comuns a maioria dos leitores. Venha conferir se algum deles procede para ti.



#1 Só mais um capítulo

Resultado de imagem

       “São 11 horas da noite, preciso desesperadamente ir dormir. O dia seguinte será cheio, e toda energia que tenho será necessária para suportá-lo e enfrenta-lo da melhor maneira possível. Mas o livro está tão bom, só mais um capítulo e irei dormir” – pensou Ayllana. Pobre inocente. Já se passaram duas horas desde que disse isso, e ela ainda está no papinho de “só mais um capítulo”.

 

#2 É só um livro, sei que não é realidade

Resultado de imagem
Disse a mesma pessoa que vive a partir das coisas que aprende nas histórias de ficção, que sonha com um amor estilo romance de Nicholas Sparks e sabe quando se sentir em risco, nunca irá dizer: “tem alguém aí”. Talvez, a mesma pessoa que sem nem ver, acabou se apaixonando por alguém que não existe, o famoso “crush literário”. Aí eu te pergunto, é mesmo só ficção?


#3 Qualquer coisa é um marcador

Imagem relacionada
Não achei um gif :(
Nos grupos de leitura do Facebook, vivemos em um constante debate sobre leitor Nutella ou Raíz. O Nutella seria o leitor de livraria, aquele que compra marcadores ou recebe das livrarias, e vive a base desses luxos. Já o Raiz seria aquele que não se importa muito com o estado do livro, e utiliza qualquer coisa para marcar. Mas como já diria Jane Austen, é uma verdade universal que se a parte que estamos estiver boa, e precisarmos parar de ler, independente se somos Nutella ou Raiz, pegaremos a primeira coisa que está na nossa frente para não marcar.

#4 Não existe vergonha quando a história está emocionante

Resultado de imagem
Podemos estar no ponto de ônibus, na faculdade ou na fila do médico. Se a cena está emocionante, iremos demonstrar isso inconscientemente. Quantas vezes já me peguei rindo enquanto leio – não nego que já fui julgada por isso, chorando em frente à estranhos ou falando sozinha para afastar minhas frustrações. E olha que sou relativamente tímida, principalmente na frente de estranhos.


#5 Não importa se conhece ou não a pessoa, mas se ela está lendo um livro, deveria mostrar para todo mundo que está próximo a capa

Resultado de imagem para leitores de onibus gif

Não que ver a capa mude algo. Mas não nego que já dei umas boas espiadas e corri o risco de ter um torcicolo só para saber o que o “coleguinha” de ônibus estava lendo. Não que eu iria falar algo sobre a leitura ou puxar-assunto, era só curiosidade mesmo RISOS. E como eu, já vi vários outros leitores se comportando da mesma maneira. Por favor, poupe o mundo de tantos malabarismos.

Veja também:

2 comentários

  1. Oi, Ayllana!
    Adorei.
    Compartilho dos mesmos hábitos, haha, todos eles, mas principalmente o 5, sempre faço isso! :O
    Um super beijo!
    Thami, Blog Historiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado rs.
      Nós, leitores, por mais diferentes que somos, no fundo, como já diriam meus pais "tudo farinha do mesmo saco" rs. Ainda que tenhamos opiniões e visões diferentes sobre vários assuntos, estamos unidos pelo amor por palavras e alguns hábitos corriqueiros.
      Beijão, Thami.
      Seguindo de volta <3.

      Excluir