Mais amor (próprio), por favor!

15:02Cecília Rodrigues


Eu já passei de uma fase onde eu me olhava no espelho e não vinha nenhuma qualidade, seja ela física ou de personalidade. Já passei da fase onde eu sofria bullying e me sentia nojenta por causa do meu peso levemente acima do considerado "normal". Já passei até mesmo da fase de zoarem meu cabelo armado e minha altura.
Somos seres humanos, e por isso é normal que tenhamos nossas inseguranças e defeitos. É normal nos sentirmos mal quando outras pessoas apontam nossos defeitos e falhas na nossa cara e quando olhamos ao redor pensarmos "é... Talvez seja assim...". Mas não é assim que deveria ser.
Ouvimos diversas frases sobre amor próprio todos os dias: "Ame os outros como você ama a si mesmo" ou "Você nunca vai amar alguém completamente enquanto não se amar". Elas não estão completamente erradas, diga-se de passagem.
O amor próprio não está sempre interligado com seu amor ás outras pessoas. É claro, você se amar e se conhecer é um grande passo na hora de se "entregar" pra um outro alguém, mas nós não necessariamente precisamos de transformar o amor que temos com nosso corpo em amor que temos pelos outros seres como podemos transformar energia potencial gravitacional em energia cinética.
(Eu me pergunto quantas pessoas vão entender completamente essa comparação, mas ok.)
Nosso amor próprio devia ser apenas para o nosso corpo, e não para tentarmos amar outros garotos ou garotas ao redor do universo. Não é isso que amor próprio significa, como o nome diz.
E também, se amar não é se olhar no espelho e se achar perfeito, se amar é olhar pra si mesmo e entender que você até pode ter suas falhas e defeitos (que você pode até tentar melhorar se for da sua vontade), mas também valorizar cada detalhe legal seu. Seja ele "Nossa, eu até que sou bom em química" ou "Gente, eu sou uma ótima conselheira pros meus amigos". Se amar é se entender como ser humano imperfeito mas que vale a pena, é se considerar especial e saber que brilha não importa o que os outros digam.
A nossa vida não baseia em aparências: Somos todos vítimas de uma pressão estética que nos dá um padrão de beleza e diz "Seja que nem ele e será feliz", sendo que não é assim que o mundo gira. No final do dia, sempre procure trabalhar o que está na sua mente: Isso sim vai importar até o fim dos seus dias.
Para mim, o real segredo da felicidade é fazer o que te faz bem, quando te faz bem e com quem te faz bem. Não precisamos ser abusivos conosco e tentarmos nos encaixar num padrão impossível, assim como não precisamos nos submeter a comportamentos abusivos de outras pessoas que na maioria das vezes não sabem nem metade da sua trajetória e querem falar sobre o que está errado com você.
E é com essa vibe super motivacional que lhes trago uma letra de música:
"Tem uma chama de esperança brilhando no escuro
Você devia saber que é bonito do jeito que você é
Você não precisa mudar nada, o mundo pode mudar de ideia.
Você é lindo
Somos estrelas e somos lindas"

Veja também:

0 comentários