featured livros

Resenha | Aika

14:50Cecília Rodrigues

FICHA TÉCNICA

Nome: Aika
Autora: Lúcia Lemos
Páginas: 364
Gênero: Fantasia
Editora: Ler Editorial 
Sinopse: Gattai é um mundo fantástico assolado por estranhas catástrofes naturais e uma interminável guerra entre as raças que os habitam. Em meio ao caos, surge um guerreiro com asas de Fênix, destinado a trazer o equilíbrio entre a natureza e suas criaturas. Porém, ele foi amaldiçoado por um terrível demônio que devora sua alma. A única pessoa que pode salvá-lo não pertence a Gattai, e sim ao nosso mundo: Aika Akatsuki dos Anjos, uma estudante japonesa mestiça, nascida no Brasil e grande fã de histórias de magia e fantasia.
A jovem que enfrenta diariamente a dura rotina de estudos e discriminação por sua ascendência vê sua vida transformada com a descoberta da existência de Gattai e de seu grande ídolo. E para salvá-lo, ela terá que enfrentar seus medos, atravessar um portal mágico, lutar contra terríveis criaturas...tudo isso sem ser reprovada no ensino médio.
Aika voará em dragões, aprenderá o que é realmente uma guerra e lutará pra salvar o herói não apenas de grandes inimigos, mas também de si mesmo.



____________________________________________________________________________________________

Como começar a definir um livro tão maravilhoso?

Provavelmente não é a melhor forma de começar uma resenha, mas foi a única que passou pela minha cabeça assim que eu fechei o livro. Não é muito díficil saber o que aconteceu, não é mesmo?

Recebi Aika de presente de aniversário( junto com mais uns livros, já que as pessoas sabem me agradar), e demorei bastante tempo pra ler. Eu tinha uma breve impressão que não ia gostar, e também já estava lendo outro livro naquela época. Mas assim que eu pude, peguei Aika com todas forças e li apaixonadamente. E eu não me arrependo nem um pouco de ter feito tal ato. Grande resultado: Levei xingo de dois dos meus professores por ler na sala de aula.

Novamente, não me arrependo nenhum pouco e faria tudo de novo( Como eu sempre digo: Meu terceiro nome é "Responsabilidade" e meu segundo nome é "Sem"). Aika, além de ser uma obra cheia de humor e muito apaixonante, retrata uma menina mestiça(nascida no Brasil) que vive no Japão. E infelizmente, até mesmo os pontos negativos daquela vida: xenofobia, bullying, e até mesmo falta de igualdade de gênero.

A escolha de palavras da autora( que contaram com gírias otakus e aquele jeitinho brasileiro maravilhoso nosso) e a construção narrativa e das personagens fazem com que nós nos envolvamos com os personagens e logo logo eu fiquei com o sentimento de ser BFF da Aika nas primeiras páginas ainda. Todo o jeito dela divertido e ao mesmo tempo realista de narrar as coisas criam um sentimento de identificação que é difícil explicar
Aika é uma boa estudante, apesar de não ser de muitos amigos(já que seus colegas fazem bullying com seus gostos e por suas origens). Ela também tem um trabalho, já que vive sozinha num apartamento e tem que lidar com sua família toda vivendo do outro lado do mundo... Literalmente. Ela é apaixonada por animes e mangás em geral, porém especificamente o seu favorito é Sozaku no Shounen Kurikara, e acaba sonhando algumas vezes com o personagem principal de tal anime. 

E não leva muito tempo pra coisa começar a ficar tensa: Aika lê o capítulo do mangá da semana, e percebe que aquilo tudo condiz muito com o que ela havia sonhado. Como se não bastasse isso, a mangáka responsável pelo tal mangá acaba se envolvendo num acidente que a deixa em estado de coma e sem ideia de quando ela possa acordar. 

É aí que Aika percebe que tem que fazer algo pra provar seu amor pela história e pela autora.
Entre as páginas escritas, também temos páginas que são em estilo de mangá (porque claro, temos que ter mais um motivo pra te conquistar!) e o traço também é da autora essa bichinha é destruidora viu . Os personagens secundários são tão apaixonantes quanto os protagonistas, além de retratarem realidades tão realistas (esse termo existe? haueheuehu) que me fizeram quase chorar ou rir muito em sala de aula.(Ou quase gritar nos discursos empoderadores das personagens femininas, porque eu sou BEM assim)
Além disso, temos um mapa de Gattai e fichas de personagens e criaturas que fazem tudo ficar ainda mais imersivo (E também mais prático, porque eu sempre voltava nas fichas dos personagens pra ver quem era quem mesmo).

Aika é um livro que vai te fazer suspirar, chorar, rir e se apaixonar diversas vezes no meu capítulo de tão incrivelmente maravilhoso que é, te levando pra um outro nível de literatura fantástica brasileira.
Que esse livro dê pra vocês um calor no coração e uma felicidade imensa que nem deu para mim <3


Veja também:

0 comentários