dicas featured

#5coisas – Hinos de livros que todos deveriam dar uma chance

15:58Ayllana Ferreira




Seeeegura o coração galera, a tia tá de volta com participação especial! Aeuhaheu

E aí, como vocês estão? Sobrevivendo ou só vivendo mexmo?

No post de hoje, venho compartilhar algumas sugestões literárias de livros que me marcaram – fizeram com que eu visse a vida de outra maneira -, e que acho que toda pessoa deveria dar pelo menos uma chancezinha, nem que seja só para o prólogo.


#1 FAHRENHEIT 451 - Ray Bradbury

Resultado de imagem para fahrenheit 451 ray bradbury

Mesmo tendo lido F451 mais de uma vez e feito várias resenhas, ainda não sei como escreve o título espero que esteja certo, como n tenho ctza, nada melhor que usar a sigla uhaehuae. A obra de Ray Bradbury é contextualizada em uma realidade distópica em que queimar livros se tornou comum. Nessa mesma sociedade, os bombeiros, que antes apagavam incêndios, agora os começam. Os laços estão enfraquecidos, as pessoas não conversam mais, vivem em frente aos aparelhos de televisão em um estado de plena alienação. O Estado manda em tudo, e aqueles que são contra o governo ou pensam um pouco além da caixinha, são executados.

F451 é fantástico. Tanto as metáforas utilizadas, quanto a própria história nos fazem refletir sobre a sociedade em que vivemos. Mesmo tendo sido escrito no início da Guerra Fria, continua muito atual e pertinente. Além de que, para os estudantes de comunicação, é um tiro certeiro para entender algumas das teorias que são a base do campo.

_________________________________________________________________________________

#2 A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - George Orwell

Resultado de imagem para livro a revolução dos bichos

Se você quer clássicos @, é clássicos que você vai ter!

Assim como Fahrenheit 451, A Revolução dos Bichos é um clássico da época. Em forma de fábula, a obra escrita por George Orwell conta a história de uma granja na qual os animais decidiram fazer uma revolução. Cansados de ser explorados pelos humanos, que tomam suas riquezas e só dão o básico, aqueles decidem dar um golpe e criar um novo regime.

Nesse novo sistema, todos seriam iguais, teriam os mesmos direitos. Contudo, com o tempo, acabam descobrindo que alguns animais são mais iguais do que outros. Se você ainda não entendeu, o livro faz uma crítica inteligentíssima ao socialismo. Escrito na Revolução Russa, vários dos acontecimentos na obra correspondem a fatos que aconteceram na Revolução. Genial sim ou claro?

_________________________________________________________________________________

#3 MAUS - Art Spiegelman

Resultado de imagem para maus a história de um sobrevivente

Falando de genealidade, é claro que não poderíamos deixar esse outro hino de livro para trás! Maus foi escrito por Art Spiegelman e, assim como seu antecessor, os animais são novamente os protagonistas. Só que dessa vez, na forma de ratos e gatos, e como cenário, a Alemanha nazista de Hittler.

Na obra, os nazistas são os gatos, enquanto os judeus os ratos. Com quase 300 páginas e em forma de quadrinhos, vemos um pouco mais dos horrores vividos nos campos de concentração. Bruto e tocante, assim como dito por Boston Globe, não há melhores palavras para descrever.

_________________________________________________________________________________

#4 O SOL É PARA TODOS - Harper Lee

Resultado de imagem para sol é para todos

Dessa vez não tem animal, mas mesmo não tendo, fica claro que mesmo os seres humanos sendo racionais, falta muita racionalidade ainda para tal título.

Escrito em 1960, o clássico de Harper Lee conta sobre um advogado branco, que decide pegar o caso de um cara negro, acusado de estuprar uma jovem branca. Mesmo com todas as provas deixando claro que não foi o que aconteceu – o homem é inocente -, a sociedade massacra o acusado, ficando claro todos os horrores que o racismo provoca rotineiramente.

Um tapa na cara a cada página, um tiro a cada capítulo, como você preferir. O Sol é Para Todos faz uma crítica inteligentíssima sobre o racismo, e sobre os seus danos para a sociedade. Por mais que o início da obra seja meio lento – eu mesmo fiquei meio desanimada para ler -, acredito que todos deveriam dar uma chance, assim como seus antecessores.

_________________________________________________________________________________

#5 OS SERTÕES - Euclides da Cunha

Resultado de imagem para sertões euclides da cunha

Chegar até aqui sem nenhum clássico brasileiro seria ultrajante, não é mesmo?! Ainda mais porque existem várias obras espetaculares que merecem estar aqui, mas não tiveram a sua chance.

Os sertões é um livro-reportagem, escrito por Euclides da Cunha. Trata-se de um relato histórico, mesclado a literatura, resultado da cobertura de um jornalista à Guerra de Canudos. Em forma de narrativa, a obra busca detalhar e expor os acontecimentos do confronto.

_________________________________________________________________________________

 #6 – Bônus: OUTROS JEITOS DE USAR A BOCA - Rupi Kaur

Resultado de imagem para outros jeitos de usar a boca

Lembro que na primeira vez que li o título Outros Jeitos de Usar a Boca, tinha certeza que se tratava de uma obra pornográfica. Grande erro. Outros jeitos de usar a boca, como denúncia, como empoderamente e como sororidade. Como também inspiração, força e apoio.

Com poesias fortes e marcantes, Rupi Kaur utiliza das palavras para contar sua história, ao mesmo tempo em que busca também conscientizar as mulheres sobre a sua força e a sua voz. A cada página, poesia lida e palavra descoberta, eu me via naquela obra. Terminei o livro tendo a certeza que tinha encontrado a obra da minha vida. Como não se apaixonar?!

Veja também:

0 comentários