featured reflexões

Sua melhor companhia!

19:43Cecília Rodrigues


A poucos dias foi o dia dos namorados, onde muitas pessoas passaram solteiras como todo santo ano. Mas por que existe essa necessidade tão grande de ter um parceiro(a)?
Vamos começar esse post de reflexão falando que o dia dos namorados nada mais é do que uma data estabelecida para o comércio enlouquecer e a famigerada sociedade capitalista ganhar mais dinheiro com a desculpa de "achar o presente perfeito para sua pessoa especial". Apesar de ser absurdamente clichê a frase, temos que concordar que dia dos namorados-assim como das mães, pais e etc- é todo dia.
Tirando a crítica sobre o sistema capitalista que temos sobre nós, vamos partir pra reflexão. Eu, apesar de ser consideravelmente nova, vi várias pessoas da minha sala reclamando por não terem alguém pra passar o dia dos namorados. Pior ainda, vi muitas pessoas dizendo que estavam "na merda" ou "sofrendo" porque não tinham essa companhia.
Não culparemos a carência ou desejo de relacionamento de ninguém, não é pra isso que serve o que eu escrevo. Mas quem foi que disse que a gente precisa de alguém pra ser feliz? Que disse que a gente precisa de alguém pra ser completo.
Certo dia na aula de filosofia, onde estamos estudando (por coincidência ou não) o amor, meu professor leu pra gente o livro A parte que falta -e fica aí a recomendação de livros que me emocionam- que fala exatamente sobre essa quase paranóia de achar uma parte que encaixe na gente, uma pessoa que complete e nos faça  viver o "felizes pra sempre". Mas os felizes pra sempre, ao contrário do que os contos de fadas dizem, são feitos com amores SUPLEMENTARES e não COMPLEMENTARES. E, mesmo assim, pode ser que o único amor que te faça feliz pra sempre seja seu amor próprio.
Uma amiga minha costumava me dizer que você nunca vai amar o outro enquanto não amar a si mesmo. Não importa que dia seja, estar consigo mesmo não deveria ser considerado um castigo, e sim um momento pra se apreciar e conhecer melhor.
Nascemos numa sociedade que diz que amor próprio é egoísta e narcisista, mas quem disse que isso é verdade? Somos seres íncriveis, e devemos valorizar o que temos de melhor e tentar corrigir ao máximo os "defeitos". E isso é algo que só você pode fazer, porque ninguém conserta ninguém.
No próximo dia dos namorados, ou até mesmo amanhã, não se xingue por estar sozinho, sorria por ter mais um dia que você pode dar seu carinho e atenção pro ser mais importante da sua vida: você.

Veja também:

1 comentários

  1. Oi! Tudo bem?

    Primeira vez no seu blog e já encontro este post maravilhoso! Concordo plenamente com o que você diz, pois assim como qualquer outra data comemorativa, isso é só mais um comércio. Nada contra, acho legal as pessoas que gostam de comemorá-la e tudo bem querer ter alguém, mas acho que devemos nos amar primeiro. Ser feliz com a gente mesmo. Só depois de se sentir bem consigo é que conseguirá uma felicidade com outra pessoa.

    Parabéns pelo post!

    Beijos,
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir