featured listas

#5coisas: Dicas para impulsionar os estudos

14:04Ayllana Ferreira


Com o início do ano, sempre surgem dúvidas e questionamentos sobre o ano letivo que irá iniciar. Várias promessas são feitas, várias metas criadas, mas nem sempre são concluídas. Sempre me prometi estudar todos os dias e ter mais organização. Ano passado, eu entrei na faculdade, e decidi que junto a essa mudança, eu iria ser um estudante/profissional que cumpriria com ambas as características, e me tornaria a melhor nas duas metas.
Infelizmente, não consegui mudar as minhas notas (sempre me saboto e consigo perder ponto em uma ou outra questão). Mas descobri que sou o tipo de pessoa que sempre se esforça e tenta aprender/absorver tudo que lhe é repassado da melhor maneira possível. Meu pai sempre teve um lema, e é com orgulho que irei repassar para vocês, querido leitor.

Não se matem pelas melhores notas, nem sempre, os melhores profissionais são aqueles que tinham os boletinhos mais altos. Existem 8 tipos de inteligência – se eu me lembro bem – e a sua pode ser uma inteligência criativa, musical ou outra daquelas de que não me recordo (risos), em que a capacidade de raciocínio lógico – a exigida em provas – não é o seu ponto forte. Não existem pessoas burras, existem diferentes tipos de inteligência.

Dessa maneira, (aí vem o lema do meu pai) sempre se esforce e tente se superar. O melhor profissional é aquele que se esforça ao máximo para concluir seus objetivos, e oferecer o melhor serviço combinado com a melhor qualidade possível. Logo, meu amigo, não se mate para tirar 10 ou A, e sim para absorver o máximo de conhecimento possível. Afinal, pense comigo. O 10 é simbólico para quem acertou todas as questões, mas não está relacionado ao seu conhecimento. Às vezes, a pessoa que tirou a maior nota só chutou ou teve o hábito feio de colar do coleguinha – quando digo feio, é porquê ela só está enganando e sabotando a si mesmo. Ou seja, para esse ano, te desafio a se desafiar a absorver o máximo de conhecimento possível, sem se preocupar tanto em tirar as maiores notas.

Como diria um professor meu de Ensino Médio, História é para vida. E não é só história, e sim todas as disciplinas. Se elas não fossem essências, não teria sentido ter que estudar as mesmas matérias e disciplinas ao longo da infância/adolescência. Bem, na verdade, esses conhecimentos nos ajudam a crescer como cidadão e aprimorar o nosso senso crítico, fora a capacidade de compreender o mundo que nos cerca e as várias relações que nele acontecem.

Parando de mimimi, obrigada a todos aqueles que leram o “texto motivacional” (risos) até o final. A seguir, algumas dicas que me ajudaram muito :

_________________________________________________________________________________

DICA I


Tenha Post-its ou bloquinhos adesivados


Eu sempre comprava aquelas folhinhas, mas nunca usava 1/3 delas. Ano passado, eu descobri que não tem nada mais mágico do que ler as suas próprias palavras sobre algo que você não se recorda. Pesquisas revelam que ler as suas próprias anotações estimulam a parte do seu cérebro que é responsável pelas memórias a “funcionar”. Logo, você vê as suas anotações, e começa a relembrar da aula exata em que foi dito aquilo, ou até mesmo o contexto que te fez fazer essa anotação.

Ou seja, abuse das anotações. Coloque as suas próprias palavras, e evite repetir o mesmo que o seu professor disse, sem tentar assimilar o conteúdo. Quando você faz isso, inicialmente parece que o seu desempenho foi bem melhor do que o de quem entendeu. Mas não se engane, decoreba é furada. Daqui a uma semana, você não se lembrará de mais nada, e só restarão lágrimas para ti.



DICA 2


Faça associações



Não existe nada mais mágico do que aquelas associações ridículas que nunca saem da nossa cabeça. Ao longo do meu Ensino Médio, eu fiz muito disso com coisas presentes no nosso cotidiano. Por exemplo, na Biologia, o gene da Calvice é o C’. O risquinho da letra não te lembra um cabelinho? Logo nada mais justo que o C ter o significado de sem, e o risquinho de cabelo. C- sem + ‘-cabelo = sem cabelo.

Já para história, você já reparou que o ano em que a escravidão foi abolida no Brasil foi em 1888. E melhor, já observou que os oitos parecem algemas? Escravidão = fim das algemas. Logo, o número com mais 8 foi o último com escravos no milênio 1000?!

Por fim, as associações servem para qualquer ramo. Basta ter criatividade



DICA 3

Assista documentários e leia “coisas cults”



Eu sempre detestei documentário mais que tudo na minha vida. Porém, 2016 me trouxe uma colega de quarto que me mostrou o quão errada eu estava. Você pode até odiar documentários, mas isso é uma opinião completamente sem fundamentos, visto que eu duvido que você já se aventurou em todos os estilos desse gênero.

Eu mesma baseava minha opinião em documentários de animais. Porém, descobri que existem vários outros estilos que eu realmente amo. Adoro documentários de causas sociais, história e fatalidade. O documentário Black Fish é um dos melhores que já vi, e faz uma crítica as empresas que mantém baleias presas em cativeiro pensando apenas no capital gerado. Já o documentário Food Inc fala sobre a origem do que você come, e os impactos que tais produções podem gerar – tanto para a formação de trabalho escravo quanto para a saúde.

Tá vendo? Às vezes você só não procurou direito.

Já quanto à parte da leitura de coisas cults, existem vários meios para o qual você pode se aventurar. Existem sites de curiosidade, revistas científicas (como a Super Interessante ou Mundo Estranho), Podcasts, Livros Cults (existem nacionais ou não. A Revolução dos Bichos é uma ótima leitura internacional que ajuda a compreender melhor o socialismo. Já Vidas Secas ajuda a compreender o impacto da seca do nordeste no Brasileiro) ou simplesmente atividades cults (jogos ou revistinhas de atividade que estimulam a busca de conhecimento).



DICA 4

Faça planejamentos


Quando digo planejar, é planejar mesmo. Tire cinco minutos do início de sua semana, faça uma tabela em dias, e separe tudo que você precisa fazer em cada um deles. Isso vai te ajudar a cumprir com todos os seus compromissos e te auxiliar a aproveitar melhor o seu tempo livre, uma vez que você terá completa noção das suas disponibilidades e o quanto pode dedicar da sua rotina para cultivar determinado hábito.

Parece inútil, mas não é. De início é bem chato, mas com pouco tempo você consegue ver as vantagens disso para o seu cotidiano. Quando comecei a fazer isso, nunca mais eu deixei algo para última hora, nunca mais esqueci de uma prova ou de um compromisso, e nunca me senti completamente perdida sobre onde ou como começar.

Além desse planejamento, outro bem útil é criar um quadro com cartolina sobre os seus compromissos mensais, e fixar na sua parede em cima da cabeceira de sua cama. Nesse planejamento, você vai fazer um calendário gigante, com espaço para anotações em cada dia. Ai, no início de cada mês, você vai colocar todos os seus compromissos, e aos poucos vai marcando como concluído.

DICA 5


Estude um pouco todos os dias


Essa é a dica mais óbvia, mas a mais importante. Você não precisa estudar 2 horas da mesma matéria chata todos os dias. Não rende e é extremamente entediante.

Faça anotações na aula, e quanto chegar em casa, faça seus próprios resumos. No primeiro dia, talvez você gaste mesmo às duas horas, mas a partir daí que a mágica acontece. Ao invés de ter que estudar mais 2 horas todos os outros dias, você gasta de 10-15 minutos relendo suas anotações. Ai, no dia de estudar mesmo para a prova, mais mágica vai acontecer. Você não vai precisar morrer no desespero de última hora, afinal, já sabe a matéria toda. O máximo que vai precisar é uma revisão mais completa, e tcharan, você já estará se sentindo pronto e preparado para o que vem a seguir.

Assim como a dica anterior, parece bobagem, mas não é. Quando aprendemos algo, a informação fica fresca na cabeça nos primeiros dias, e fica parecendo que é impossível esquecer daquilo. Contudo, tudo que não é estimulado entra na zona do esquecimento. Aquela informação antes tão óbvia começa a se fragmentar com o tempo. Algumas partes começam a ser esquecida. E aí, quando você se dá conta, não se lembra de mais nada.

Por isso estudar todos os dias é tão bom. Ajuda a fixar na cabeça e fazer com que a informação dure mais. Caso tenha curiosidade, tire um tempo para pesquisar na internet. Os sites de vestibular possuem várias postagens explicando sobre quantas vezes uma informação deve ser repassada para ser eternizada em sua mente. Às vezes isso pode te ajudar, ainda mais se você é o tipo de estudante que não pode esquecer-se de nada em uma determinada disciplina.

E aí, gostaram das dicas? Caso tenham alguma boa sugestão, deixem nos comentários ❤

Veja também:

0 comentários