curiosidades featured

Sexta-Feira 13: A origem das supertições

13:41Ayllana Ferreira

Resultado de imagem

Existem tradições e lendas que estão presentes em nossa vida desde a nossa infância, sendo repassada geração pós geração. Por exemplo, bater 3 vezes na madeira afasta maus-espíritos; existem dias ideais para fazer algo; quebrar um espelho dá 7 anos de azar; ver um gato preto também da azar; e por fim, deve-se temer as Sextas-feiras 13.

Por décadas, a Sexta-feira 13 foi responsável por causar pavor na população, sendo considerada como um dia amaldiçoado. Existem vários boatos relacionados aos acontecimentos da data. Já foi considerada como um dia em que os portões do inferno são abertos, um dia para os mortos virem a terra, dentre várias outras crendices. Ainda existem lugares mais arcaicos em que as pessoas acreditam que sacrificar um gato preto da proteção. Tanto que a data é caracterizada com altos índices de homicídio do felino, ora doméstico e ora selvagem.

Por décadas, a Sexta-feira 13 foi responsável por causar pavor na população, sendo considerada como um dia amaldiçoado. Existem vários boatos relacionados aos acontecimentos da data. Já foi considerada como um dia em que os portões do inferno são abertos, um dia para os mortos virem a terra, dentre várias outras crendices. Ainda existem lugares mais arcaicos em que as pessoas acreditam que sacrificar um gato preto da proteção. Tanto que a data é caracterizada com altos índices de homicídio do felino, ora doméstico e ora selvagem.

Alguns amigos e familiares me contam histórias assim. Quando eram crianças e chegava a uma sexta-feira 13, os donos de gatos pretos os escondiam e protegiam, porque existiam pessoas que invadiam as casas e tentavam sequestrar o bichano para mata-lo. Também existiam pessoas que compravam gatos pretos nessa data com o mesmo intuito.

Com o passar dos anos e a redução da “ignorância”, o dia começou a ser considerada como outro qualquer. Ainda hoje, as pessoas não sabem o porquê do surgimento de tal pavor e de tantas crendices. Na verdade, não é nada daquilo em que o povo acredita. O clamor da data está relacionado a acontecimentos históricos em algumas religiões. Confira a seguir o post especial que fizemos tentando explicar uma pouco mais dessas versões:

_________________________________________________________________________________

COMO SURGIU A CRENDICE POR TRÁS DA SEXTA-FEIRA 13


Existem muitas teorias sobre o porquê da data ser considerada amaldiçoada. O grande problema é que existem diferentes versões em diferentes culturas, logo, não existe um consenso de quando tudo começou. Contudo, uma coisa é certa. A história é bem antiga, e os seus primeiros boatos surgiram antes de Cristo. Considerando tantas versões, vamos falar das três mais famosas:

No inicio das eras, para os Cristãos, o 13 foi considerado como um número de ligação com Deus. Porém, a história revela acontecimentos “trágicos” relacionados com a data. 13 foi o número pessoas presentes na Santa Ceia, dentre eles, Judas Iscariotes. Foi em uma sexta-feira em que Jesus foi crucificado. E, além de tudo isso, foi em uma Sexta-feira 13 em que Felipe IV tornou a ordem dos Cavalheiros Templários ilegal.

Existe outra história relacionada ao período de cristalização dos Bárbaros (os mesmos que invadiram Roma, marcando o início da Idade Média) com a Sexta-feira 13.. As tribos nórdicas e alemãs cultuavam Frigda, a Deusa do amor e da beleza. Após a cristalização desses, a divindade foi transformada em uma bruxa. Como forma de vingança, toda sexta-feira, ela se reunia com 11 bruxos e um demônio para amaldiçoar seus antigos fiéis, totalizando 13 entidades. O mais interessante dessa história é observar seus impactos e origens. Alguns historiadores dizem que foi uma versão criada pelos cristãos para reduzir os fiéis pagãos. E deu certo. A superstição surgiu na Escandinávia, e se espalhou para o resto da Europa.

Além da história anterior, existe uma terceira teoria nórdica relacionada à Sexta-feira 13. Nela, Odin realizou um banquete convidado 12 deuses. Loki, o espírito mal e rei da discórdia apareceu sem ser convidado. Extremamente ofendido, ele criou uma confusão que resultou na morte do Deus Balder, uma das divindades mais bonitas e mais adoradas pela população. A partir daí, criou-se a lenda de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.



FATOS QUE ACONTECERAM EM UMA SEXTA-FEIRA 13


Em 13 de Outubro de 1307, a Ordem do Templo é acusada de traição, e todos os seus membros são enviados para a cadeia;
Mu, uma terra de nossos ancestrais foi destruída em uma Sexta-Feira 13;
Em 13 de Dezembro de 1968, é decretado o AI-5 no Brasil, consolidando o “início” da Ditadura;
Na Austrália, o pior incêndio da história ocorreu em uma Sexta- Feira de 1939. 71 pessoas morreram e 20 mil quilômetros de terra foram queimados
Em uma Sexta Feira 13 de 1972, o avião que levava a equipe Uruguaiana de rúgbi caiu;
Em 13 de Novembro de 2015, aconteceram 7 ataques terroristas na França que mataram cerca de 130 pessoas, e feriram 400.


CURIOSIDADES



Como eu disse anteriormente, os gatos pretos já foram e ainda são perseguidos na Sexta-Feira 13. O felino é considerado como um símbolo de azar e mau agouro graças a sua cor e algumas crendices da Idade Média. Na época, devido aos seus hábitos noturnos e a sua tonalidade (o povo daquela época acreditava que preto era a cor do diabo), o gato era associado às bruxas, sendo uma transformação destas.

Na inquisição, o papa Inocêncio VIII que não batia bem da cabeça incluiu os gatos pretos a lista de seres hereges, sendo acusados de associação a maus espíritos. Em virtude disso, vários destes foram queimados na fogueira.

Na Sexta-Feira 13, o animal está associado ao azar e atração de energias ruins, além de ser ingrediente para vários rituais pagãos.
Fontes: Brasil Escola e Mundo da Educação

Veja também:

0 comentários