featured livros

Resenha | O Último dos Canalhas - Loretta Chase

15:32Ayllana Ferreira



FICHA TÉCNICA

Nome: O Último dos Canalhas
Autora: Loretta Chase
Páginas: 304
Gênero: Romance de época
Editora: Arqueiro
Sinopse: O devasso Vere Mallory, duque de Ainswood, está pronto para sua próxima conquista e já escolheu o alvo: a jornalista Lydia Grenville. Só que desta vez, além de seduzir uma bela mulher, ele deseja também se vingar dela.Ao se envolver numa discussão numa taverna, Vere foi nocauteado por Lydia e se tornou alvo de chacota de toda a sociedade. Agora ele quer dar o troco manchando a reputação da moça.

Mas Lydia não está interessada em romance, principalmente com um homem pervertido feito Mallory. Em seus artigos, ela ataca nobres insensatos como ele, a quem considera a principal causa dos problemas sociais.
Nesse duelo de vontades, Vere e Lydia se esforçam para provocar a derrota mais humilhante ao mesmo tempo que lutam contra a atração que o adversário lhe desperta. E, nessa divertida batalha de sedução e malícia, resta saber quem será o primeiro a ceder à tentação.


_________________________________________________________________________________


Vere Mallory é o Último dos Canalhas. Com seus belos olhos verdes e presença de espírito fascinante, ele é o último herdeiro de um ducado marcado pela tragédia. Para fugir de seu triste passado e camuflar a solidão interior, o personagem se veste como um clássico libertino dos romances de época, se tornando um sedutor nato – dono de um sorriso capaz de derreter uma geleira (palavras da autora ueahe) e canalha – eis o porquê do nome do livro. Para tornar sua ficha ainda mais interessante, para ele, as mulheres só têm uma função, que não é pensar.

Lydia Grenville é uma mulher acima de seu tempo. Jornalista, defensora das boas causas e feminista, a repórter luta por uma sociedade mais justa, em que mulheres possam escolher com quem se casar, fazer o que quiser sem o peso do julgamento com relação ao seu sexo – a famosa reputação dos romances de época -, e tenham os mesmos direitos que seus companheiros homens.

Personagens bem antagônicos, né?! Tudo ia bem, até que em um dia, em uma perseguição da jornalista à uma cafetina responsável por aliciar menores inocentes – não se assustem, mais para frente vocês verão que esse tipo de atitude é muito comum na mocinha -, ela se depara com o Duque. 

Logo no primeiro contato – e assim como em todo romance – os protagonistas sofrem uma atração avassaladora. Bem, em um romance comum e clichê que eu adoro , eles descobririam que estavam em frente ao amor de sua vida, e passariam o livro todo defendo esse amor. Mas se tem uma coisa que Loretta Chase tem, é senso de humor. Ao invés dos passarinhos voando, temos um gancho de direita, e uma narrativa repleta de situações excêntricas e divertidas que caminham rumo ao “felizes para sempre” de uma maneira original.

“- Talvez a touca esteja apertando muito a sua cabeça.
Ele ergueu os braços e deteve as mãos a centímentro das fitas da touca.- Eu não faria isso se fosse o senhor.Vere gargalhou e puxou as fitas. Lydia tentou soca-lo, mas ele agarrou seu punho, ainda rindo, e puxou-a para si. Ela não estava preparada para a explosão de sensações. Sua boca estava na dele, quente, firme e experiente demais, e Lydia tinha a consciência de sua mão em suas costas, do calor irradiado através das camadas de roupa, do braço musculoso.Durante um momento perigoso, sua mente cedeu, dominada pela mistura de cheiro e sabor masculino. Mas ela logo reagiu. Afroxou-se nos braços de Mallory, tornando-se um peso morto. Sentiu a boca do duque abandonar a sua.- Por Deus, a mulher desmai...Então Lydia desferiu um golpe no queixo dele.” 
Obviamente, Vere não esperava essa postura de Lydia, ainda mais por ser tão popular entre as mulheres e geralmente provocar vários suspiros, além de reações exageradas. Humilhado, ele decide se vingar da garota, e nada melhor do que manchar sua tão amada e preciosa honra. A partir daí os dois vivem um jogo de sedução, com uma Lydia que não quer saber de romances, fugindo do libertino, e este tentando a qualquer custo conquistá-la.

O Último dos Canalhas foi um livro escrito por Loretta Chase, publicado em 2015 pela editora Arqueiro. Embora seja uma obra de ficção, vários questionamentos levantados em sua trama correspondem com a nossa realidade, e são extremamente pertinentes para o contexto em que vivemos. Junto a isso, tem-se a figura da personagem principal, que é uma mulher extremamente empoderada e forte, fora extremamente inspiradora. Então pensa se eu adorei o livrinho?! É claro! Adoro narrativas inteligentes, que utilizam sutilmente do bom-humor para fazer críticas sobre temáticas polêmicas. Como já diriam alguns pensadores contemporâneos, nem sempre a beleza está nas coisas expostas, e sim no misterioso.

E não tem nada mais misterioso – depois do enredo – que os próprios personagens. Ambos são complexos, marcados por suas vivências infelizes. Ao desdobrar da história, nos vemos apegados aos dois, e desesperados por um final feliz. E são em pequenos detalhes como esse que vemos o talento da escritora, já que ela conseguiu transmitir verdade e emoções em seus personagens, transformando-os em presenças vivas.

Eu adorei também a forma com que foi abordado o desabrochar do sentimento entre os dois protagonistas. Um pé na realidade, ao mesmo tempo em que tinha certos aspectos de “sonho de princesa”. Foi sensacional!

A escrita da autora é simples e a narrativa flui de uma maneira surpreendente, visto que é atrativa do início ao fim. Em alguns momentos, me deparei com algumas palavras que não sabia o significado, mas nada prejudicial ao conteúdo da história.

Assim como o seu antecessor, O Príncipe dos Canalhas, O Último das Canalhas é um livro diferente. Loretta soube dosar as várias temáticas abordadas na trama, tal como a desigualdade de gênero e a pobreza, ao mesmo tempo em que conseguiu dar um ar inocente e de “conto de fadas” para a obra. É uma história diferente, com personagens diferentes e carismáticos, e vale muito a pena ser conhecido.



Veja também:

2 comentários

  1. Olá!
    Eu adorei mais esse livro da Loretta ❤️
    Gostei muito dessa personagem contemporânea que nos mostra como era difícil e ainda é conquistar nossos direitos.
    Adorei a resenha, beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá <3
      Siiiim, a Lydia é fantástica!
      Fico feliz que tenha gostado, seja muito bem-vinda!

      Excluir