featured listas

#WomensInFictionDay | Por uma literatura representativa

16:56Ayllana Ferreira



De mocinha indefesa a protagonista da própria história, eis o movimento maravilhoso que a nossa literatura vem passando atualmente.

Graças aos esplendorosos avanços na igualdade entre gêneros promovido pelas feministas, mulheres vem alcançando cada vez mais posições de igualdade ou até mesmo de destaque. Quem poderia acreditar que viveríamos uma era no qual mulheres se tornariam C.E.O, líderes de exércitos, símbolo de resiliência e até mesmo presidente? É claro que ainda falta muito a ser melhorado e conquistado, mas ainda assim, é uma grande vitória após anos de misoginia e machismo exacerbado.

Dia da mulher é todos os dias, só acho. Mas como existe um dia no calendário para fazer tal homenagem, porquê não aproveitar do momento para fazer um post especial, exaltando e enaltando todas as várias mulheres maravilhosas que já encontrei ao longo da minha jornada como leitora?
Em parceria com o IG Literário O Diário de Juno, preparamos uma tag com três categorias: liderança, inteligência e força. Confira!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Quando penso em liderança, até pouco tempo atrás, só protagonistas masculinos me vinham em mente. Mas aí 2017 foi o ano de conhecer garotas indefesas que se tornaram líderes de exército e exemplo de coragem, superação e liderança. Dedico essa categoria a Feyre, protagonista da saga Corte de Espinhos e Rosas da Sarah J. Maas. No primeiro livro, a mocinha era o clichê cuspido da menina forte, mas que ainda assim precisa de um homem para se sentir completa – preeeguiça. Ao longo da própria história, ela descobre que é completa sozinha, e que o amor apenas acrescenta e enalta o que ela mesma já é. De sobra, revolucionou o mundo das Grãs Senhoras e se mostrou muito mais forte que vários Grãos Senhores. Como não amá-la?!

Outras personagens que também merecem ser mencionadas: Clary – Instrumentos Mortais; Lia – Crônicas de Amor e Ódio; Katniss – Jogos Vorazes; Camille – Fortaleza; Lexi – Depois do Fim do Mundo.

Resultado de imagem para corte de rosas e espinhos

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Inteligência é só uma pequena parte da grandiosidade que essa personagem representa. Ahhh, a Claire... desde as primeiras páginas de Outlander, me encantei pela sua inteligência aguçada, seu espírito de liderança e sua força. Uma protagonista incrível e inspiradora, sem sombras de dúvida! E aí você me pergunta, porque coloca-la então só na categoria de inteligência? Bem, a Claire é tudo, não resta dúvidas, todavia acho que a inteligência é aquilo que a torna ainda mais especial para mim. Uma mulher acima de seu tempo, é sempre o que penso sobre ela. Racional, astuta e brilhante.

Outras personagens que também merecem ser mencionadas:  Maria Tereza Floresta – A Alcova da Morta; Lydia O Último dos Canalhas; Cellaena – Trono de Vidro; Caroline – Como Agarrar Uma Herdeira; Eden – Mr. Romance.

Resultado de imagem para outlander livro

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Há boatos de que existe uma equiparidade de forças: Lúcia Lemos ou Aika, qual é a mais forte? Ambas guerreiras, vencedoras da vida. Mulheres que admiro, e que são referência quando o assunto é coragem e audácia de correr atrás de seus sonhos. Em Aika, conhecemos uma menina que não pensou duas vezes em se meter em grandes perigos para salvar seus amigos e as pessoas que admira. Com Lúcia, conhecemos uma mulher que fez o que estava ao seu alcance e o que não estava para correr atrás de seus sonhos.

Outras personagens que também merecem ser mencionadas: Peregrina – A Hospedeira; Callie – Starters; Charlie – A Incendiária; Alícia – Procura-se Um Marido; Bianca – Filhos da Lua.

Resultado de imagem para aika livro

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dedico o post de hoje a três grandes mulheres e autoras que tive o prazer de conhecer, Day Fernandes (Fortaleza: Mundo Sombrio), Lúcia Lemos (Aika: A Canção dos Cinco) e Marcella Rossetti (Filhos da Lua: O Legado). Sem exceção, todas elas são protagonistas de suas próprias histórias, amostras reais de Liderança, Inteligência e Coragem. Vocês me inspiram todos os dias a correr atrás dos meus sonhos, e me ensinam que a maior grandeza está na humildade. Parabéns rainhas, parabéns nossas Leitoras. Todas nós somos especiais. Feliz dia das mulheres para a gente!

Veja também:

0 comentários